Laboratório de Análise Funcional e Ajudas Técnicas da UFES

Dispositivos de tecnologia assistiva para crianças e adolescentes com deficiência física confeccionados em projeto de extensão para comunidade

Autoras: Bruna Araujo Morais Xavier; Gilma Corrêa Coutinho; Mariana Midori Sime; Fabiana Drumond Marinho.

O objetivo do estudo foi investigar que tipos de dispositivos de TA de baixo custo têm sido confeccionados pela terapia ocupacional para crianças e adolescentes com deficiência física em um projeto de extensão universitário, caracterizando o material, o perfil epidemiológico e demográfico, e as atividades da vida diária auxiliadas com o uso dos dispositivos. Método: Estudo de análise documental realizado nas fichas de atendimento de pacientes na faixa etária de 0-18 anos, no período de 2013 a 2018. Os dados analisados foram sexo, idade, diagnóstico, município de moradia, tipo de dispositivo, material utilizado e as atividades da vida diária para o uso dos dispositivos. Resultados e Discussão: Foram analisadas 91 fichas de pacientes residentes em 26 municípios. Dentre os 27 diagnósticos encontrados, 7 casos considerados raros foram atendidos, e os de paralisia cerebral foram os mais frequentes. Dos dispositivos, as órteses estáticas e as adaptações para escrita foram as que mais atenderam aos pacientes, sendo utilizado o termoplástico e outros materiais de baixo custo, como o EVA e a madeira para a confecção. As órteses e as adaptações foram utilizadas nas atividades da vida diária de alimentação, escrita, vestuário e higiene. Considerações: Através do projeto de extensão, crianças e adolescentes com deficiência física tiveram acesso gratuito à dispositivos de TA, que deveriam ser ofertados pelos órgãos públicos de saúde em seus municípios de moradia. A vivência também favoreceu a potencialização do aprendizado dos discentes na atuação clínica da terapia ocupacional com a comunidade.

Artigo publicado em: 2021

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105